sexta-feira, 29 de maio de 2015

5 livros que só um verdadeiro nerd vai conseguir ler até o final



Esses livros já são bastante famosos e já ganharam diversas adaptações no cinema, teatro, videogames e outras mídias. Conheça a seguir quais são os 5 livros que todo nerd precisa ler antes de morrer.

A literatura fantástica tornou-se, especialmente nas últimas décadas do século XX, um importante alvo da literatura contemporânea. O gênero fantasia e ficção científica alcançaram bastante popularidade nos últimos 50 anos. Na cultura popular, o gênero da fantasia é dominado por sua forma medievalista, especialmente desde o sucesso mundial de “O Senhor dos Anéis”, de J.R.R. Tolkien, e de “As Crônicas de Nárnia”, de C. S. Lewis. Já na ficção científica, o romance gótico de Mary Wollstonecraft Shelley, Frankenstein (1818), ou a obra de Robert Louis Stevenson e O Médico e o Monstro (1886) são considerados pioneiros da ficção científica.

O Senhor dos Anéis – J. R. R. Tolkien


Esse livro não poderia faltar na lista. A saga começa como sequência de um livro anterior de Tolkien, O Hobbit, e logo se desenvolve numa história muito maior. Foi escrito entre 1937 e 1949. A história de O Senhor dos Anéis ocorre num tempo e espaço imaginário, a Terceira Era da Terra Média, que é um mundo inspirado na Terra real, mais especificamente, segundo Tolkien, numa Europa mitológica, habitado por Humanos e por outras raças: Elfos, Anões e Orcs.
A história narra o conflito contra o mal que se alastra pela Terra-média, através da luta de várias raças – Humanos, Anões, Elfos, Ents e Hobbits – contra Orcs, para evitar que o “Anel do Poder” volte às mãos de seu criador Sauron, o Senhor do Escuro. Partindo dos primórdios tranquilos do Condado, a história muda através da Terra-média e segue o curso da Guerra do Anel através dos olhos de seus personagens, especialmente do protagonista, Frodo Bolseiro.


As Crônicas de Gelo e Fogo – George R.R. Martin



A série de livros de fantasia épica mais famosa da atualidade não podia faltar. As Crônicas de Gelo e Fogo seriam originalmente uma trilogia mas George R.R. Martin não resistiu:  atualmente, a série consiste em cinco volumes publicados, com mais dois planejados. Martin também escreveu três contos derivados e algumas novelas que consistem de resumos dos livros principais.
A história é interligada por três principais aspectos: a crônica de uma guerra civil entre várias famílias concorrentes pelo controle dos Sete Reinos; a ameaça crescente das criaturas sobrenaturais conhecidas como os “Outros”, que habitam além de uma imensa muralha de gelo ao Norte; e a ambição de Daenerys Targaryen, a filha exilada de um rei louco deposto 15 anos antes em outra guerra civil, prestes a voltar à sua terra e reivindicar seu trono por direito. A história se desenvolve principalmente no continente de Westeros, cuja extensão é equivalente à da América do Sul, mas também em uma extensa terra ao leste chamada Essos.

Eragon – Christopher Paolini

É primeiro livro do Ciclo da Herança, anteriormente conhecida como Trilogia da Herança e escrito por Christopher Paolini. O enredo acontece no mundo fictício da terra de Alagaësia, um mítico continente, a história se foca em um rapaz de 17 anos – acompanhado de seu dragão – na luta contra a tirania de um império do mal.
Este garoto é Eragon, que ao lado de sua parceira Saphira, uma dragão com a qual compartilha sua consciência, divide a descoberta de ser um Cavaleiro de Dragões, um lendário grupo que governava essas terras em tempos passados. O Imperador Galbatorix, que destruiu a antiga Ordem dos Cavaleiro de Dragões e pegou a coroa para si, envia seus assassinos para capturar o rapaz e Saphira, e assim, o Cavaleiro inicia a sua jornada.

Neuromancer – William Gibson


É uma das mais famosas novelas Cyberpunk e ganhou os três principais prêmios da ficção científica: Nebula, Hugo e Philip K. Dick, após sua publicação em 1984. Escrito por William Gibson, Neuromancer conta a história de Case, um ex-hacker (cowboy, como são chamados os hackers em Neuromancer) que foi impossibilitado de exercer sua profissão, graças a um erro que cometeu ao tentar roubar seus patrões.
Os patrões envenenaram Case com uma micotoxina, que danificou seu sistema neural e o impossibilitou de se conectar à Matrix. Case então procura as clínicas clandestinas de medicina de Chiba City, onde gasta todo seu dinheiro com exames, sem conseguir encontrar uma cura. Drogado, sem dinheiro e desempregado, Case é encontrado por Molly e a trama se inicia.
Neuromancer é um livro de ficção científica que introduzia novos conceitos para a época, como inteligências artificiais avançadas e um cyberespaço quase que “físico”, conceitos que mais tarde foram explorados por Masamune Shirow em seu mangá Ghost in the Shell e pelos irmãos Wachowski na criação da trilogia Matrix.

O Guia do Mochileiro das Galáxias – Douglas Adams


Apesar de ter ganhado vida na BBC Radio 4 de Londres em 1978, O Guia do Mochileiro das Galáxias ficou bastante popular com a série de 5 livros lançados entre 1979 e 1992. O título é o nome fictício de um excêntrico dicionário, que possui definições e opiniões sobre todo o universo, O Guia do Mochileiro das Galáxias, que tem um lugar de destaque na série. O guia define a terra como: praticamente inofensiva.
Ao longo de todas as versões, a série segue as aventuras de vários personagens, sendo os principais: Arthur Dent, um inglês azarado; Ford Prefect, um alienígena de um planeta pequeno em algum lugar nos arredores de Betelgeuse e um coletor de informações turísticas para o famoso Guia do Mochileiro das Galáxias; Zaphod Beeblebrox, o semi-primo de Ford e o Presidente Galáctico; o deprimido robô Marvin, o Andróide Paranóide; e Trillian, anteriormente conhecida como Tricia McMillan, uma mulher que Arthur conhecera em uma festa em Islington.

Bom, por hoje é só!

Peixos :**
By: Yanka Uly.

Nenhum comentário:

DISCUTA AQUI OS ARTIGOS